Adufscar

Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras e Sorocaba

Publicado em 10.10.2014

Descrição das funcionalidades do sistema

O site da ADUFSCar conta com várias funcionalidades que não estão aparentes. Todas precisam de login e senha, que você consegue fazer através do botão entrar no canto superior direito da página. Assim que você fizer login no sistema, encontrará um menu interno com 5 opções:

1) meu perfil

2) classificados

3) reservas

4) votações

5) meus dados

Uma funcionalidade bastante interessante é a criação de páginas acadêmicas individuais (seu site). Através deste sistema é possível preencher formulários eletrônicos que, no final, produzem um "site" individual similar ao encontrado em: www.adufscar.org/profile/ednaldo. Com ele fica simples construir sua página com dados como publicações, disciplinas, orientações, projetos etc. E o melhor de tudo: é grátis!

Outra funcionalidade é o anúncio de compra/venda/aluguel de imóveis ou de compra/venda de automóveis. Com ele é possível criar anúncios de seu interesse ou mesmo manifestar interesse por alguns anúncios já publicados. Após a concretização do negócio, o(a) autor(a) do anúncio poderá descadastrá-lo para evitar novos contatos. O trâmite só não é completamente virtual porque é preciso que os anúncios sejam analisados pelo assessor de comunicação, para evitar publicações impróprias.

A terceira funcionalidade é o sistema de reservas do auditório e do restaurante. Os(as) associados(as) podem reservar tanto o restaurante como o auditório da ADUFSCar para a realização de eventos. A prioridade é para eventos acadêmicos ou de departamentos, que abrangem mais associados, mas é possível fazer reservas para eventos sociais individuais. O sistema permite verificar se a data desejada já não está bloqueada e, em caso positivo, possibilitará o pré-bloqueio da mesma. Após análise da solicitação a data será efetivamente bloqueada ou o(a) interessado(a) será informado(a) sobre a impossibilidade de reserva.

A quarta funcionalidade é o sistema de votação. Com ele é possível votar em propostas (ou até mesmo chapas) de forma presencial ou virtual com voto secreto ou não. Na modalidade presencial, mesários percorrem a universidade com tablets que controlam a lista de votação. Antes de cada voto, o(a) eleitor(a) deverá informar seus dados pessoais que serão verificados no sistema. Se ainda não votou, então o sistema liberará a votação. O(a) eleitor(a) receberá uma cédula e, após preenchê-la, poderá depositar o voto na urna. No final da votação, a quantidade de eleitores das listas virtuais deverá ser igual à quantidade de votos das urnas. O interessante nesta modalidade de votação é que o voto é físico e um docente de um campus A poderá estar no campus B e mesmo assim poder exercer seu direito de votar.

A modalidade virtual conta com dois tipos de votos: secreto ou aberto. A votação poderá ser feita através da internet (desktops, laptops ou tablets) e, após a finalização da votação, todos poderão conferir a listagem de eleitores com seus respectivos votos. É uma forma bem segura de votar que garante que o voto foi computado corretamente. Ainda na modalidade virtual, há o voto secreto. Este é um modelo mais complicado de se implantar, visto que é preciso garantir segurança ao processo sem revelar a identidade do(a) eleitor(a). O sistema da ADUFSCar permite criar um código para cada solicitação de voto. Se o(a) eleitor(a) entrou no sistema e fez a opção pela votação, então receberá - via celular - o código para ser utilizado em seguida ou em outro momento. No sistema só ficará marcado que o(a) eleitor(a) X já conseguiu um código para votar. Enquanto o perído de votação não terminar o(a) eleitor(a) X poderá entrar no sistema com código e votar! Uma vez concretizado o voto, tal código não poderá mais ser usado. No final da votação, será disponibilizada uma listagem com código e voto. Assim, cada eleitor poderá conferir seu voto (procurando por seu código na listagem ordenada pelo dia e horário de votação) sem que ninguém mais saiba sobre seu voto. Assim, apesar de difícil concepção, o modelo adotado pela ADUFSCar é seguro e transparente.

O sistema de votação conta, ainda, com uma fase preliminar de exposição e defesa de ideias, com área reservada para cada proposta para apresentação de documentos e vídeos. Assim, se existirem propostas A, B e C, será possível permitir aos interessados a defesa de cada proposta. Também é possível criar um fórum com perguntas e respostas para esclarecimento. Depois desta fase é que ocorre a votação, explicada anteriormente.

Por fim, a quinta funcionalidade, que permite a alteração de alguns dados cadastrais como telefone, endereço, posição atual na carreira (para refletir as progressões e promoções obtidas) bem como a senha de acesso ao sistema.