Adufscar

Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras e Sorocaba

Publicado em 08.05.2017

DIA 11 DE MAIO: CINECLUBE ADUFSCAR APRESENTA: "O ENCOURAÇADO POTEMKIN" (SERGUEÏ EISENSTEIN - 1925)

Ficha Técnica: Título: "O Encouraçado Potemkin", 1925 ("Bronenosets Potyomkin") - (Duração: 80min - Nacionalidade: Rússia - Direção: Sergueï Mikhailovich Eisenstein, Grigori Aleksandrov - Elenco: Grigori Aleksandrov, Sergueï Mikhailovich Eisenstein, Aleksandr Antonov.

Dando continuidade ao Cineclube ADUFSCar, será exibido no próximo dia 11 de maio, pelas 19 horas, no Auditório da ADUFSCar, o filme “O Encouraçado Potenkin”, do diretor russo Sergueï Mikhailovich Eisenstein (1925), antecedido por um happy-hour que se iniciará às 18 horas no Restaurante da ADUFSCar

Sinopse: Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra “Potemkin” quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada, com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusaram em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenaram a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle.

Este filme marca a segunda sessão do Cineclube ADUFSCar, com a exibição do aclamado filme "O Encouraçado Potemkin", iniciando-se, com ele, um ciclo de debates que estará dividido em quatro sessões, em comemoração aos 100 anos da Revolução Russa.

É de imensa relevância abordar um dos acontecimentos mais marcantes do século XX, o qual contou com o cinema como arma de agitação política, instrumento de manipulação e difusão de ideias e mensagens. E logo em seguida, foi muitas vezes reproduzido em obras ficcionais e documentais de extrema importância, por cineastas que são referências fundamentais até hoje. Além do fato de que, no atual panorama político, é essencial a construção de discussões sobre o passado, a fim de se compreender melhor o presente. E, para isso, o audiovisual funciona como uma excelente ferramenta motivadora para determinadas reflexões.

Assim, esta temática prosseguirá com a exibição dos seguintes filmes, nas seguintes datas:

25/05 - “Outubro” (1928);

08/06 - “Um Homem com uma Câmera” (1929);

22/06 - “Frida” (2002);

As sessões do Cineclube ADUFSCar acontecem às quintas, quinzenalmente, às 19h, no Auditório da ADUFSCar, com entrada gratuita e aberta ao público geral. Não perca essa chance de rever a icônica sequência da escadaria de Odessa, uma obra prima da dramaturgia cinematográfica!

Pegue seus convites na Secretaria da ADUFSCar.

Para mais informações, acesse a página do Cineclube em: https://www.facebook.com/cineclubeadufscar/?fref=ts