Adufscar

Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras e Sorocaba

Publicado em 09.04.2018

CICLO DE DEBATES ADUFSCAR - "QUESTÕES PARA COMPREENDER O BRASIL CONTEMPORÂNEO"

1523280053_cartazadufscarjesse2.jpg

Dia 25 de abril, pelas 16 horas, no Auditório do Prédio ATLab – Campus da UFSCar – Sorocaba: Palestra subordinada ao tema “Questões para compreender o Brasil contemporâneo”, por Jessé de Souza.

O palestrante é formado em direito pela Universidade de Brasília (1981), concluiu o mestrado em sociologia pela mesma instituição em 1986. Em 1991, doutorou-se em sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg (Alemanha), país onde obteve livre docência nesta mesma disciplina Universität Flensburg em 2006. Também fez pós-doutorado em sociologia na New School for social research, Nova Iorque, (1994/1995).

A partir de 2009, Souza empreendeu pesquisa sociológica em todo o país para confrontar a tese de que havia surgido uma "nova classe média" no país. O resultado foi a configuração de nova nomenclatura, a saber, "ralé", "batalhadores" e "ricos".

Escreveu e organizou 22 livros, em português, inglês e alemão sobre sociologia política, teoria da modernização periférica e desigualdade no Brasil contemporâneo. Atualmente, é professor titular de ciência política na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Rio de Janeiro.

Em 2 de abril de 2015 foi nomeado[1] pela Presidência da República ao cargo de presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cargo anteriormente ocupado por Sergei Suarez Dillon Soares, mas foi demitido em 2016 logo após Temer assumir provisoriamente a presidência.

É possível perceber a importância da produção científica de Jessé de Souza para diversos campos de estudos no Brasil, principalmente à sociologia, no que diz respeito à discussão de temas caros, tanto para os âmbitos político, social, econômico e cultural, quanto para a academia, que produz conhecimentos que ambicionam desvelar conteúdos não dados a respeito desses primeiros.