Adufscar

Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras e Sorocaba

Publicado em 30.05.2018

DIA 07/06 - 20h30 - AUDITÓRIO DA ADUFSCAR RECEBE SHOW COM "TUTANO JAM"

Organizado pela ADUFSCar – Sindicato, realiza-se no próximo dia 07 de junho, a partir das 20h30, no seu Auditório, a apresentação do Tutano Jam, um grupo de música instrumental composto por quatro músicos: Daniel Gohn (bateria), Fred Cavalcante (piano), Paulo Aggio (guitarra elétrica) e Ricardo Finazzi (baixo elétrico).

O grupo apresentaepertório variado, incluindo especialmente músicas brasileiras e americanas de compositores como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Chick Corea, Rique Pantoja, Pat Metheny, Herbie Hancok, bem como composições próprias, com arranjos que vão do baião ao fusion e do samba ao pop jazz.

Tutano Jam é composto por músicos experientes que tocaram em muitas outras formações anteriormente, cada um trazendo contribuições diferentes que no conjunto soam complementares e orgânicas. O repertório e os arranjos se pautaram por escolhas cuidadosas, com o propósito de tornar o conjunto das músicas interessante ao público em geral e, para isso, foi escolhida uma abordagem plural que inclui ritmos e grooves familiares, bem como menções a hits de vertentes da música popular mundial, de maneira que a condução do show mantenha uma dinâmica atraente, tanto ao público cativo do jazz e do universo das músicas instrumentais quanto ao público em geral.

Ricardo Finazzi

Baixista, compositor, multiinstrumentista com vasta experiência em vários estilos musicais, tem atuado em inúmeros projetos e gravações no Brasil e no exterior desde os anos oitenta. Atuou com artistas como: Mandinga, Viva Dalva, Carlos, Bernardo, Marquinho Mendonça, Marcos Cavalcante, Mafalda Minozzi, Christyan e Ralf, Rodrigo Zanc e muitos outros. Lançou vários discos autorais dentre os quais "Ao som dos Pássaros" de 2007 é o que mais expressa seu estilo musical universal e fortemente influenciado pela cultura regional.

Fred Cavalcanti

Cursou piano e saxofone no Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos de Tatuí, concluiu bacharelado em Música pela Unicamp e mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pesquisas voltadas para a área de educação musical. Desde 2006 é professor no curso de Licenciatura em Música da mesma universidade, onde coordena os projetos de extensão MoMA (Mostra Musical dos Alunos da Licenciatura em Música da UFSCar) e Combo Instrumental da UFSCar, além de auxiliar na coordenação do projeto Big Band na UFSCar, coordenado pelo professor Glauber L. A. Santiago. Atuou em gravações e apresentações musicais em muitas cidades no Brasil, como instrumentista, produtor e arranjador, ao lado de músicos proeminentes de diversas vertentes do cenário nacional. Algumas de suas composições foram interpretadas por combos de jazz estadunidenses e pela Latin American Music Ensemble da Indiana University School of Music. Músicas de sua autoria constam como trilhas sonoras de filmes.

Daniel Gohn (bateria)

É professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Já se apresentou em festivais internacionais de percussão com os grupos Casa de Marimbondo e Tribores, atuou em shows e gravações com Das Fossem, Härd:on, Violectra e Marise Marra, e toca atualmente com a Orquestra Rock, se apresentando junto a nomes do rock nacional como Frejat, Jota Quest, Skank, Ira! e Dinho Ouro Preto. Doutor pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), é autor de diversos livros sobre educação musical e novas tecnologias, participando regularmente de congressos e eventos científicos como palestrante convidado.

Paulo Aggio

Nascido em São Carlos, tocou na orquestra de violões da cidade e atuou em bandas de Rock, Reggae, Jazz e Música Brasileira. Participou de vários shows com a banda de Jazz Progressivo “Pantomime Jazz”, com a qual no Festival Contato abriu o show do Australiano David Allen e sua banda Gong. Tocou nos shows  “Brasil de Maria, Homenagem a Maria Bethânia”, (Projeto autorizado pela mesma) e “Noite das guitarras”, onde dividiu o palco com Luiz Carlini. Estudou guitarra Jazz e MPB com nomes como Fernando Correa, Aldo Landi, fez cursos de guitarra Jazz e MPB no conservatório EMESP-Tom Jobim, de guitarra rock no conservatório Souza Lima com Kiko Loureiro, Eduardo Ardanuy e Rafael Bittencourt, e no IG&T com Mozart Mello. Como aluno, participou de festivais como “BMW Jazz Festival”, “Painel instrumental”, “Chorando sem parar”, formou-se em violão clássico pelo conservatório Allegro de São Carlos e em pedagogia pela Universidade Claretiano. Atualmente é professor nos conservatórios  Allegro e Rítmo. 

A entrada para este show é gratuita, mediante convite que será distribuído na Secretaria da ADUFSCar até o dia do espetáculo.