Adufscar

Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras e Sorocaba

Publicado em 13.09.2018

SBPC LANÇA OBSERVATÓRIO DAS ELEIÇÕES 2018

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança no dia 06 de setembro o site “Observatório das Eleições 2018”, que reúne propostas de políticas públicas da comunidade científica para educação, ciência, tecnologia e inovação e os compromissos dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo com tais proposições, caso sejam eleitos.

O Observatório das Eleições 2018, o primeiro a se debruçar sobre as políticas para CT&I, dispõe para o público geral os resultados de discussões realizadas pela SBPC com toda a comunidade científica nacional ao longo do primeiro semestre sobre os desafios e necessidades de diversas áreas fundamentais para o desenvolvimento do País, como CT&I, educação básica, graduação e pós-graduação, direitos humanos, comunicações e saúde. Dessas discussões, foram elaboradas propostas de políticas públicas, que foram reunidas no caderno Políticas Públicas para o Brasil que Queremos”, encaminhado a todos os candidatos das eleições deste ano.

A sessão “Compromisso dos Candidatos” é dedicada a divulgar o posicionamento dos candidatos, ao Executivo e ao Legislativo, com respeito às proposições gerais sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira.

Para os candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados, foi encaminhado o documento “Compromissos para candidatos ao Legislativo em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”. Ao concordar com as proposições que constam do documento, o candidato se compromete a atuar, durante seu mandato, em prol destes pontos no Congresso Nacional, caso seja eleito. A SBPC divulgará no Observatório o nome dos candidatos que concordarem com eles, sem menção a partidos.

Para os candidatos à Presidência da República, o Observatório publicará as manifestações sobre propostas da comunidade científica relacionadas aos temas Ciência, Tecnologia e Inovação; Educação Básica; Educação Superior e Pós-Graduação; Democratização da Comunicação; e Direitos Humanos, contidas no documento “Compromissos em defesa da CT&I, da Educação, do Desenvolvimento Sustentável e da Democracia no País”.

“O nosso objetivo é divulgar amplamente as respostas dos candidatos para que a sociedade brasileira tome conhecimento desses posicionamentos, e possa cobrar esses compromissos nos próximos anos”, esclarece o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

O site também terá uma sessão para divulgar os debates que a SBPC vem realizando com os presidenciáveis. Eles tiveram início em julho, durante a sua 70ª Reunião Anual, e seguem pelo período eleitoral.

Ainda sobre os presidenciáveis, o site disponibiliza ao público uma análise dos planos de governos protocolados por cada um deles no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Observando como essas propostas atendem às reivindicações da comunidade científica que a SBPC levantou ao longo do primeiro semestre, investigamos o que os presidenciáveis planejam para a área de ciência, tecnologia e inovação.

Confira o “Observatório das Eleições 2018” da SBPC aqui.