Adufscar

Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras e Sorocaba

Publicado em 26.03.2019

REFORMA DA PREVIDÊNCIA - CONSULTE AQUI AS PLANILHAS SIMULADORAS

Conforme anunciado no Comunicado Nº 06/2019, a ADUFSCar produziu e enviou a seus associados três planilhas/simuladores com os dados necessários à decisão de aderir, ou não, à Previdência Complementar.

Agora, as mesmas planilhas estão igualmente disponíveis a todos os interessados, bastando para isso acessálas nos links abaixo.

A Planilha 1 (que dá idade, data e valor da aposentadoria, caso permaneça na mesma geração): Esta planilha solicita o preenchimento das células em azul (à frente de onde está escrito ‘Data de nascimento’ e ‘Data do ingresso’ (esta última é a data de ingresso na UFSCar ou no IFSP/São Carlos). A Planilha 1 folha de rosto abaixo) fornece, a partir desse preenchimento, informações em dois cenários: 1º Cenário: A Reforma da Previdência não passa, e as regras de hoje permanecem. Nesse caso, prevaleceria a informação contida nos quadros em verde (os dados só valem se forem respeitadas as restrições explicitadas em ‘Obs’ e nas ‘Hipóteses’, abaixo da Planilha 1, em azul). As informações fornecidas pela planilha são: a) Estimativa da idade de aposentadoria (se não houver tempo anterior no serviço público/privado); b) Estimativa da data da aposentadoria; e c) Estimativa do valor da aposentadoria (tomando por base docente DE, com doutorado, que progrida regularmente a cada 2 anos até titular; caso contrário, o valor será proporcionalmente menor). 2º Cenário: A Reforma da Previdência passa, e as regras passam a ser as da PEC. Nesse caso, prevaleceria a informação contida nos quadros em verde (os dados só valem se forem respeitadas as restrições explicitadas, colocadas na ‘Obs’ e nas ‘Hipótese’, abaixo da Planilha 1, em azul). Nota: Os ‘Prejuízos’, à direita, referem-se ao valor que o Estado pagará ao docente a menos, após a sua aposentadoria, num caso (com Reforma da Previdência), e noutro (regras atuais).

Planilha 2 (que dá o ‘Benefício de Aposentadoria Normal’ da Funpresp): Esta planilha solicita o preenchimento das células em amarelo. O primeiro item é puramente especulativo, mas, sem ele, é obviamente impossível avaliar o que o dinheiro que será depositado na sua previdência complementar irá render ao longo dos anos. Portanto, este é um elemento que depende de sua avaliação individual. O Funpresp obteve, em 2018, 6,39%. Os três dados seguintes são objetivos: seu salário atual; quantos meses faltam para a sua próxima promoção e a sua data de nascimento. Já o quinto dado depende do cenário que você acha mais provável. Você pode preenche-lo a partir do resultado da Planilha 1, que dá os dados nos dois cenários. E, assim, você terá uma estimativa de quanto será o seu ‘Benefício de Aposentadoria Normal’ (pela Funpresp) nos dois cenários.

Planilha 3 (que dá o ‘Estimativa de rendimentos mensais após a aposentadoria por aplicação de diferenças contributivas): O objetivo desta planilha é fazer uma estimativa de quanto renderiam, da hora de eventual adesão à previdência complementar até a aposentadoria, as contribuições previdenciárias que você deixaria de pagar. Isso porque você passaria a pagar 8,5% sobre o que exceder o teto da previdência; no Cenário 1 (sem Reforma), você reteria (11%-8,5%), já que hoje paga 11%. E no Cenário 2 (com Reforma), você reteria muito mais, pois está previsto o aumento de alíquotas. Esta planilha solicita o preenchimento das células em amarelo. Mais uma vez, o primeiro item é puramente especulativo, mas, sem ele, é obviamente impossível avaliar o que o dinheiro que será depositado na sua previdência complementar irá render ao longo dos anos – nesse caso, é você que irá aplica-lo. Hoje, o mercado financeiro trabalha com estimativas próximas aos 4% de juros reais anuais. Como na Planilha 2, os três dados seguintes são objetivos: seu salário atual; quantos meses faltam para a sua próxima promoção e a sua data de nascimento; e o quinto dado depende do cenário que você acha mais provável. Você pode preencher este último campo (de novo) a partir do resultado da Planilha 1, que dá os dados nos dois cenários. E, assim, você terá uma estimativa de quanto será o seu ‘Benefício de Aposentadoria Normal’ (pela Funpresp) nos dois cenários.

 

Faça a sua simulação clicando nos links abaixo:

 

PLANILHA 1 - PERDAS DOCENTES COM A PEC BOLSONARO

PLANILHA 2 - ESTIMATIVA DE BENEFÍCIO DE APOSENTADORIA NORMAL DA FUNPRESP

PLANILHA 3 - ESTIMATIVA DE RENDIMENTOS POR APLICAÇÃO DE DIFERENÇAS CONTRIBUTIVAS